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INOVAÇÃO

Belle Software lança módulo de Automação de Marketing para clínicas de estética

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Nova funcionalidade tem como objetivo aumentar as vendas dos espaços

Processar os dados manualmente é uma ação ultrapassada no Marketing Digital. Para garantir espaço no mercado as clínicas de estética precisam de ferramentas que as tornem mais competitivas, ágeis e melhorem os seus resultados. Isso explica porque elas estão cada vez mais preocupadas em automatizar as tarefas do dia a dia.

De acordo com a pesquisa Marketing Tools LatAm 2019, realizada com 2.119 empresas da América Latina, 57,23% afirmaram utilizar alguma ferramenta de Automação de Marketing e 31,1% disseram ainda não dispor de um processo de automação. O estudo demonstra a relevância da automação no dia a dia das empresas.

A ferramenta de automação permite definir as regras do processo, integrar os profissionais, reunir os dados dos leads e analisar as métricas do funil de vendas. É um software em que nele estão centralizadas as informações e as rotinas automatizadas do processo de vendas.

O sistema Belle Software recentemente lançou o módulo de Automação de Marketing para clínicas de estética, que permite a criação de fluxos de automação e jornadas conforme as ações específicas para cada tipo de cliente. Essa nova funcionalidade tem como objetivo aumentar as vendas das clínicas.

Jornada do Cliente

A “Jornada do Cliente” representa a soma de vários fluxos de automação de marketing que conduzem esse cliente a seguir um passo a passo até atingir o resultado desejado. Trata-se de uma poderosa ferramenta para automatizar o marketing resultando assim no aumento de vendas dos serviços, dos planos e dos produtos de uma clínica de estética.

Rafael Francisco Thibes, CEO do Belle Software, cita que a jornada do cliente corresponde a uma série de passos percorridos em um ponto de contato com a empresa. Dentre eles: deixar de comprar um tratamento, comprar pelo site, ler um e-mail, responder uma pesquisa de satisfação do atendimento. 

As interações de cada cliente acontecem de formas diferentes, em horários diversos, em uma ordem específica e por meios e tecnologias diferentes. No Belle Software a comunicação da clínica de estética com os clientes acontece por e-mail, SMS ou push, notificando os mesmos sobre as jornadas que estão sendo direcionadas para eles. Nesse sentido, estima-se que 50% dos clientes de uma clínica podem estar sendo impactados de forma extremamente relevante todos os meses. 

Segundo o Blog Gestão de Estética, para que a clínica consiga suprir todas as necessidades do cliente, em cada uma das etapas da jornada, é importante criar uma persona, ou seja, um personagem semi fictício para representar o cliente ideal. Para tanto é necessário compreender este perfil, quais são os seus valores, hábitos, dores e objetivos. Tendo uma persona bem delimitada fica mais fácil mapear e planejar as melhores ações para cada etapa da jornada. 

O sistema Belle Software passou a oferecer aos seus clientes o módulo de Automação de Marketing, com algumas jornadas prontas e a possibilidade de criar outras jornadas personalizadas. Ao todo estão disponíveis 7 jornadas de clientes que só precisam ser ativadas. São elas: novos clientes; renovações de planos; vendas perdidas; clientes inativos; indicações; Upsell e Cross Sell; e venda de produtos.

Funcionamento da Automação de Marketing

No Belle Software, o processo de implantação do módulo de Automação de Marketing é simples, só precisa ativá-lo, depois caso desejado poderá alterar os textos nos e-mails, SMS e push(notificações), e, se necessário, criar jornadas específicas, tudo com a ajuda de um especialista da equipe Belle Software. Este também irá treinar os responsáveis da clínica para acompanhar os resultados. Caberá aos responsáveis da clínica fazer os contatos com os clientes através do CRM(Gerenciamento de Relacionamento com Clientes).

A criação de fluxos de automação é a principal funcionalidade da ferramenta. Estes fluxos consistem em uma sequência de ações automáticas, disparadas por gatilhos definidos na ferramenta, que levam os leads de um ponto a outro do processo.

Como exemplo prático de uma jornada do cliente no Belle Software dá para citar a de cliente inativos, que tem como objetivo reativar os clientes que estão sem comprar da clínica a mais de 90 dias. Para tanto, o sistema identifica que os clientes estão nesta condição, envia um e-mail e um push sugerindo que os clientes façam uma avaliação. Com essa notificação os clientes inativos são impactados, podendo agendar uma avaliação e, consequentemente, compram um novo tratamento. O sistema, ao identificar que os clientes voltaram a comprar, dá um voucher, por e-mail, para eles usarem ou disponibilizarem para alguém. Isso tudo acontecendo de forma automatizada, basta apenas fazer as configurações necessárias.

Relacionamento

A utilização da automatização de marketing, além de tornar o trabalho mais eficiente e produtivo, melhora o relacionamento com os clientes da clínica de estética, fazendo-os sentir-se mais valorizados. Com isso, oportuniza o aumento das vendas e, consequentemente, o aumento do faturamento da clínica.

É importante ficar atento à jornada do cliente e realizar as ações que foram planejadas para cada etapa, garantindo assim melhores resultados. No entanto, é fundamental monitorar de perto esse processo para perceber as mudanças de comportamento e promover adaptações às estratégias utilizadas.

Medir a eficiência das jornadas através de métricas ajuda avaliar a sua efetividade e permite identificar se os resultados obtidos estão a contento, ou se é necessário tomar algumas providências para aprimorar o desempenho de cada jornada. 

O módulo de Automação de Marketing do Belle Software permite que todo esse processo seja acompanhado e gerenciado para que os resultados da clínica de estética possam ser melhorados sempre. Mais informações neste link: https://www.bellesoftware.com.br/automacao-de-marketing/. Tire suas dúvidas por WhatsApp com a equipe de vendas do Belle: (11) 3230-5180

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