Dermocosméticos a partir de biotecnologias sustentáveis

O futuro da saúde estética já é uma realidade. Empresas de base tecnológica que vêm desenvolvendo novas tecnologias em ingredientes para aplicações em cosméticos trazem estratégias para o manejo menos invasivo, mais seguro e que entregam resultados naturais para a pele. Eis aqui a nova tendência desse mercado altamente competitivo: diferenciar por meio da Inovação.

Utilizar processos tecnológicos que extraem de forma sustentável bioativos da matéria prima vegetal traz luz para a medicina estética regenerativa por entregar multifuncionalidade aos tratamentos. Por exemplo, a planta Artemisa annua (A.annua), com mais de 2.000 anos de estudos, contêm mais de 100 bioativos potencialmente úteis para aplicações cosméticas [1]. Esses bioativos, provenientes da matéria-prima vegetal para permearem através da pele, precisam de biotecnologias como nanotecnologia ou métodos de extração que agregam compostos mais lipossolúveis ou com peso molecular abaixo de 500 Da, que são capazes de permear a pele sem uso de procedimentos invasivos. Os produtos desenvolvidos a partir dessas tecnologias podem ser usados de forma contínua e segura. Alguns bioativos presentes no  FITOCOMPLEX BIOTECH S,  obtido por tecnologia limpa e inteligente, por exemplo, apresenta propriedades relevantes no tecido cutâneo (pele): fitol (propriedades anti-inflamatórias), beta-cariofileno (propriedades antimicrobianas) e artemisinina (propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, imunomoduladora e antimicrobianas).  A artemisinina é uma molécula multifuncional que recebeu prêmio Nobel da Medicina em 2025.

Possíveis efeitos na pele com o uso dos produtos contendo FITOCOMPLEX BIOTECH S.

  1. Efeito retinol like

O fitol está presente como parte do pigmento clorofila que, quando metabolizado na pele, é oxidado em ácido fitânico, capaz de se ligar aos receptores RXR, ativando-os como os retinóides e seus derivados. Além disso, também estimula a atividade transcricional do RAR18, atuando como semelhante ao retinol. O fitol é um agente ativador da atividade da NADPH oxidase, apresentando redução nas taxas de inflamação.

O fitol também aumenta a produção de pró-colágeno-I e ácido hialurônico em cultura de fibroblastos dérmicos humanos. A imunocoloração da biópsia de pele confirmou o aumento dos níveis de colágeno e ácido hialurônico na derme da pele humana tratada com fitol. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do fitol foram avaliadas em queratinócitos epidérmicos humanos [2]  .

  1. Efeitos anti-inflamatório, imunomodulador e antioxidante: 

 A ação anti-inflamatória  dos bioativos da A. Annua se devem principalmente  à supressão dos mediadores pró-inflamatórios óxido nítrico sintase indutível (iNOS),prostaglandina E-2 (PGE2), ciclooxigenase-2 (COX-2), fac-fator nuclear kappa-B (NF-κB) e fator de necrose tumoral tor-α (TNF-α) [3]  

Os bioativos da A. annua presentes no FITOCOMPLEX BIOTECH S também reduzem a peroxidação lipídica (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e recuperam antioxidantes endógenos (por exemplo, superóxido dismutase (SOD) e glutationa (GSH) [4]. Em aplicações clínicas, a artemisinina e seus derivados foram considerados seguros no tratamento de doenças do tecido conjuntivo, como dermatite (eczema), dermatose fotossensível, doença das bolhas de verão, psoríase vulgar e dermatomiosite. Estudos demonstram que a artemisinina e seus derivados são eficazes no tratamento de algumas doenças de pele. Por exemplo, a taxa eficaz do artesunato no tratamento do eczema foi de 100%, e a taxa eficaz no tratamento do eritema pleomórfico, erupção solar pleomórfica e bolhas de verão foi de 100%. As taxas efetivas para o tratamento da psoríase vulgar e da dermatomiosite foram de 60% e 75%, respectivamente. Além disso, a artemisinina e seus derivados parecem ter boa eficácia a longo prazo no tratamento de doenças de pele, como eczema e dermatoses fotossensíveis com artemisinina, e rosácea com artesunato. A artemisinina e seus derivados parecem ter uma vantagem sobre alguns medicamentos dermatológicos comuns no tratamento de doenças de pele leves a moderadas. Para a rosácea, o artesunato é semelhante em eficácia à doxiciclina e melhora a condição mais cedo do que o metronidazol. Para vulnerabilidade à acne garis, o arteméter é mais eficaz que o ácido fusídico [5].

Figura 1. Possíveis mecanismos de ação/efeitos na pele com o uso dos produtos contendo FITOCOMPLEX BIOTECH S.

 Os benefícios da biotecnologia e utilização da matéria-prima vegetal de forma sustentável certamente já estão mudando os conceitos da medicina estética para entregar mais saúde e bem-estar. O conceito clean beauty associado a outras tendências menos invasivas com resultados mais naturais e seguros fazem parte de um futuro próximo conforme aponta o relatório Skincare market- global outlook & Forecast 2024-2029 [6].

Referências:

[1] Ekiert H, Świątkowska J, Klin P, Rzepiela A, Szopa A. Artemisia annua – Importance in Traditional Medicine and Current State of Knowledge on the Chemistry, Biological Activity and Possible Applications. Planta Med. 2021 Jul;87(8):584-599. DOI: 10.1055/a-1345-9528. 

[2] Hwang, C et al. Biological activity of Phytol in Skin, Journal of investigative dermatology, 137 (5), 2017. DOI:10.1016/j.jid.2017.02.473

[3] X. Feng, S. Cao, F. Qiu, and B. Zhang, “Traditional applica-tion and modern pharmacological research of Artemisia annua L,” Pharmacology & Therapeutics, vol. 216, article 107650, 2020.

[4] P. Semwal, S. Painuli, T. Abu-Izneid et al., “Diosgenin: an updated pharmacological review and therapeutic perspec-tives,” Oxidative Medicine and Cellular Longevity, vol. 2022, Article ID 1035441, 17 pages, 2022.

[5] Huang, Y et al. New clinical application prospects of artemisinin and its derivatives: a scoping review. Infectious Diseases of Poverty, v12, p. 115-127, 2023. https://doi.org/10.1186/s40249-023-01152-6.

[6] Skincare market- global outlook & Forecast 2024-2029. https://www.businesswire.com/news/home/20241218245307/en/Skincare-Market-Global-Outlook-Forecast-2024-2029-Global-Skincare-Market-Projected-to-Reach-USD-220.75-Billion-by-2029—ResearchAndMarkets.com Acesso em 11/04/2025.

Share.

CEO FUNDADORA da S Cosméticos do bem. Fui professora Universitária e de pós-graduação por mais de 20 anos. Ministrei aulas para todos os cursos da área da saúde. Sou Farmacêutica e Doutora pela Unicamp em Biologia Funcional e Molecular pelo Instituto de Biologia em 2001

Newsletter

Cadastre-se para receber gratuitamente os melhores conteúdos sobre o mercado de Saúde Estética.

Exit mobile version