Mais de uma década de atendimento clínico e experiência em redes de franquias de estética me ensinaram o seguinte: por um lado, ter somente empatia não fará os resultados aparecerem; de outro, ser somente bom tecnicamente não fará os pacientes permanecerem e a empresa prosperar. O segredo é entregar resultados e aprender a se relacionar e se vender.

Mas como conquistar o cliente já na primeira consulta? Como avaliar, realizar uma anamnese completa do paciente e, ao mesmo tempo, convencê-lo a comprar com você? Como vender seu conhecimento e gerar valor para o seu negócio?

Neste artigo, vou explicar algumas das principais técnicas para avaliação associadas a técnicas de gatilhos mentais para persuasão e vendas que você pode pôr em prática imediatamente.

A ANAMNESE DE UM PROFISSIONAL EXPERIENTE

Uma boa anamnese vai muito além de perguntas e respostas diretas sobre a condição de saúde do paciente, anotadas em uma ficha. Um profissional experiente sabe interpretar as sutilezas manifestadas pelas formas de expressão humanas, perceber o que está além da queixa estética do corpo e entender a dor que aquele problema traz para a vida e os desafios da autoestima. Desde que o profissional de Saúde e Estética aja com autenticidade, respeito, coerência e compreensão, é possível, por meio dessa entrevista, construir uma história clínica assertiva, acrescida de elementos biográficos que facilitarão a venda do protocolo recomendado.

Quando bem conduzida, a anamnese pode ser responsável por até 85% do diagnóstico clínico. O restante do percentual pode ser dividido em: 10% para exames físicos e apenas 5% para exames complementares.

O QUE FAZER?

As entrevistas de avaliação são únicas, pois tratam de pessoas com suas peculiaridades. Por este motivo, requerem dos profissionais uma capacidade de adaptação e alta qualidade de comunicação.

ESTRUTURA DE UMA AVALIAÇÃO E VENDA

Preestabeleça um roteiro de perguntas em sequência que não deixe dúvidas sobre o problema em questão e se o paciente está apto a realizar os procedimentos indicados.

  • Dados de identificação
  • Queixa principal
  • História do problema atual
  • Antecedentes pessoais/histórico do problema
  • Condições e hábitos de vida
  • Histórico de tratamentos de pele/saúde
  • Entender o quanto este problema afeta sua autoestima e qualidade de vida
  • Nível de felicidade quando o problema for amenizado

ENTENDENDO A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

As manifestações do comportamento não expressas por palavras, como os gestos, o silêncio, as expressões faciais e a postura corporal, são chamadas de comunicação não verbal e, na maior parte das vezes, demonstram o que realmente está incomodando a paciente.

Os principais aspectos a serem observados durante uma consulta de vendas são:

  • Expressões faciais (medo, susto, tristeza, dúvida, apreensão, medo de dor, medo de não poder pagar etc);
  • Respiração (ofegante, cansada, ansiosa);
  • Mãos (inquietas, estalando os dedos, roendo unhas);
  • Braços (cruzados na frente do corpo).

Em casos de avaliação corporal, muitas vezes precisamos pedir à paciente para tirar a roupa, sendo necessário que o profissional tenha muita empatia para não constranger a paciente, que fica insegura.

VENDA E PERSUASÃO

O uso de gatilhos mentais de urgência e prova social é altamente eficiente na maioria dos casos, já que, na própria anamnese, o paciente já expressou o quanto esse problema o afeta emocionalmente. Usamos as próprias palavras do paciente como argumento de fechamento de vendas com a urgência de ser solucionado.

Quando o paciente não está saudável ou satisfeito com a própria imagem, muitas vezes percebe-se isso pela face, que exterioriza frustrações e carências. O profissional de estética é capaz de transformar positivamente o semblante do seu paciente. Nossa profissão pode impactar vidas de uma forma que nem imaginamos.

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Natalia Saque é Fisioterapeuta Dermatofuncional, Empresária, Professora e Mentora de esteticistas em desenvolvimento de protocolos estéticos. Com ampla experiência clínica e cursos, já tendo treinado mais de 2.000 profissionais no Brasil e Angola. Tem especialidade em vendas, harmonização facial e corporal, nutrição estética e altas tecnologias. Sua missão é transformar conhecimento em beleza, e levar a estética de alta performance para todos os públicos de todas as classes, priorizando a naturalidade, harmonia e proporções. Desenvolvedora da técnica de massagem SPA Francês e criadora do método mais completo de avaliação de pele do Brasil.

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