As gestantes precisam ficar muito atentas às substâncias que compõem cosméticos antes de usá-los. Ácido retinóico, ureia, amônia, formol e parabenos são elementos amplamente utilizados em cremes faciais e corporais, shampoos e tinturas de cabelos e eles podem causar danos ao desenvolvimento do bebê e até mesmo levar ao trabalho de parto prematuro. Já os metais, como chumbo, cádmio, níquel, cobre, mercúrio e alumínio também podem ser perigosos – e eles estão presentes em maquiagens em quantidades elevadas.
O que as gestantes – e, também, as mulheres que estão tentando engravidar, chamadas de tentantes, e as lactantes (as que amamentam) – devem fazer para cuidarem do corpo? A situação não é simples. A gestante precisa ouvir seu obstetra e receber orientações muito claras dele sobre o assunto. Depois, ela precisa ler cada bula e rótulo e certificar-se de utilizar apenas produtos de altíssima confiança. Outra opção é optar por produtos criados para uso exclusivo de gestantes.
Como as minhas pacientes sempre reclamaram muito da ausência de bons produtos para o tratamento da pele facial e corporal, mantive o desejo de ter uma linha exclusiva para este público. E, agora, encontrei na parceria com o laboratório Ellementti Dermocosméticos uma forma de colocar minha ideia em prática: acaba de ser lançada a linha Gestcare, livre de substâncias proibidas para gestantes.
Gestcare traz tudo o que um bom produto pode oferecer: é vegana, não testada em animais, parabenos free, gmo free (livre de transgênicos), gluten free, com ativos naturais e dermatologicamente testada.
Minha ideia foi a de oferecer tratamento completo para o rosto e o corpo da gestante. Por isso, a linha Gestcare tem produtos que são livres das substâncias proibidas na gestação – mas, com outros ativos importantes para limpar, tonificar, hidratar e tratar a pele. A mulher precisa sentir-se bem durante toda a sua vida – e não pode ser diferente na gestação. Por isso, a pele e o corpo precisam de cuidados especiais.
Vale lembrar que os produtos são indicados também para as tentantes – mulheres que estão tentando engravidar – e as lactantes, aquelas que amamentam. Mas, nada impede que outras mulheres os testem, porque eles são realmente muito bons e se adequam às necessidades de muitas peles.
Dra. Mariana Rosario é formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. É membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e formação em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elsimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto. É membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do mundo.