Os desafios do empreendedorismo na estética

tratamento estético realaizado na face de uma mulher deitada

Empreendedorismo na estética é uma excelente oportunidade. Afinal, é um mercado cheio de vantagens, como a possibilidade de fidelizar os clientes, oferecer uma mescla de serviços e produtos, além de ter uma alta demanda tanto do público masculino, como do feminino.

Contudo, também é um setor que tem seus desafios. Sendo assim, se torna essencial conhecê-los, de modo a planejar melhor as ações e potencializar as chances de sucesso. E é isso que este post vai mostrar. Entenda alguns dos principais desafios do empreendedorismo na estética.

Alta concorrência e uma falta de visão estratégica

Os dois primeiros grandes desafios se complementam, fazendo com que empreender neste setor não seja simples. Primeiramente, a alta concorrência no mercado fica clara ao acompanhar os números.

Por exemplo, o Brasil tem o 3º maior mercado de estética do mundo, o que significa que existe bastante demanda. Por outro lado, são mais de 500 mil clínicas de estética e salões de beleza em funcionamento no país, no final de 2019.

Sendo assim, a competição é ferrenha, o que significa que é preciso fazer o máximo possível para se destacar da concorrência. Este ponto se torna ainda mais desafiador ao observar uma dor muito comum do empreendedorismo na estética, uma falta de visão de negócios mais estratégica.

Manter uma clínica de estética é muito mais do que apenas ciência e produtos de saúde. Afinal, envolve estrutura, tecnologia, finanças, Marketing e tudo mais que é necessário para manter uma empresa funcionando e prosperando.

Por outro lado, como o mundo inova e se torna cada vez mais competitivo, estar alinhado a todas estas disciplinas é um enorme desafio.

Focando no Marketing, por exemplo, existem inúmeras ações de Marketing Digital que as clínicas podem fazer, desde o Inbound, passando pelo Marketing de Conteúdo, até ações em aplicativos de geolocalização, como o Waze, e inúmeras outras. É este tipo de ação que diferencia a clínica da concorrência e ajuda a atrair mais clientes.

O problema é que é comum que o empreendedor tenha uma facilidade de acompanhar novidades de produtos e inovações científicas inerentes ao setor. Afinal, existe uma afinidade muito maior com estes temas. Porém, é preciso também se manter atualizado ao mercado como um todo.

Altos padrões de qualidade no empreendedorismo na estética

Além destes grandes desafios, existem outras particularidades do empreendedorismo na estética. Por exemplo, os elevados padrões de qualidade no setor. Isso significa contar com os melhores produtos e ter uma equipe especializada, com um bom atendimento.

Porém, assim como no ponto anterior, a qualidade não para por aí. O consumidor é exigente e demanda um atendimento de alta qualidade, mesmo antes de pisar na clínica.

Por exemplo, ele quer ter a facilidade de fazer o agendamento pelo WhatsApp, de maneira mais rápida e direta. Ele quer receber ofertas no seu e-mail que são específicas para ele, de acordo com os tratamentos que faz e os produtos que consome. Sendo assim, a clínica precisa estar pronta para atender estas demandas.

Portanto, estes são alguns dos maiores desafios do empreendedorismo na estética. Manter-se atualizado, não somente nas novidades do setor, mas do mercado em geral, é essencial para atender as demandas do público e se manter à frente da forte concorrência.

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