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GESTÃO

WhatsApp lança pagamentos on-line: confira 7 dicas para sua clínica

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O Brasil foi escolhido para estrear a novidade, e clínicas de estética podem aproveitar para ampliar a venda com pagamentos on-line

O WhatsApp anunciou nesta semana o lançamento da ferramenta que permite pagamentos on-line e transações financeiras por meio do aplicativo. O Brasil foi o país escolhido para receber a novidade em primeira mão. Dentro de algumas semanas, o recurso estará disponível nos sistemas Android e IOS. Em tempos de pandemia e do intenso movimento de migração das empresas para a economia on-line, esse é mais um motivo para os pequenos negócios aderirem às vendas por meios virtuais e integrarem cada vez mais o empreendimento ao mundo digital.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box 2020, o aplicativo WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do país e 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas usando o aplicativo. O analista de soluções do Sebrae, Hugo Lumazzini Paiva, afirma que construir a presença do seu negócio on-line é fundamental para a manutenção da saúde de qualquer empresa.

A pandemia mostrou a força dos negócios feitos digitalmente e, apesar da queda na venda de serviços em clínicas de estética, houve um crescimento em vendas de serviços home care por meio da internet. “O conforto da experiência nas compras on-line vai fazer com que essas transações façam parte do ‘novo normal’. As compras por meio de canais digitais só crescem e quem não estiver inserido nesse mercado, perderá muito poder de venda e fidelização de clientes. Antes mesmo da pandemia já existia uma necessidade de atuar em todos os canais digitais que com a crise se tornou estratégia de sobrevivência de muitos empresários do setor de saúde estética”, explica.

Realize transações e pagamentos on-line no WhatsApp

“O que recomendo fortemente é que os empresários tenham diversas formas de receber seus recursos, de modo que o cliente consiga se adequar e utilizar alguma delas e, ao mesmo tempo, o pequeno negócio pague as menores taxas possíveis”, indica Paiva.

Em relação à segurança das operações feitas pelo WhatsApp, o especialista diz que os donos de pequenos negócios podem confiar na tecnologia. “O aplicativo utilizará a plataforma Facebook Pay e terá as transações realizadas pela Cielo, player já consolidado no Brasil para processamento de pagamentos, máquinas de cartão, entre outras”. Paiva faz a ressalva em relação às taxas de juros sobre as operações realizadas pelo Whatsapp. “O empreendedor precisa estar atento à cobrança de 3,99% sobre cada transação financeira. A taxa não é muito diferente do que já é praticado no mercado. O mais interessante nesse momento é oferecer ao cliente alternativas de pagamento. Dessa maneira, ele tem a oportunidade de escolha”, observa.

Importante

Para usuários de contas pessoais, o WhatsApp mantém o limite de R$ 1.000 por transação. Por dia, podem ser realizadas até 20 transações, mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5.000 por mês. O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, ou para pagamentos on-line de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business. No caso de empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações; entretanto, o WhatsApp está cobrando uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%, ou seja, só há cobrança do vendedor e nunca do comprador.

Confira abaixo cinco dicas práticas elaboradas pelo Sebrae e Portal Estética e Mercado para usar o WhatsApp como recurso de vendas em sua clínica de estética:

1- Use o Whatapp Bussines com um número exclusivo para sua clínica de saúde estética

Essa ferramenta é simples de operar, gratuita e oferece diversas funcionalidades para as clínicas de saúde estética. Como exemplos: informações da empresa (endereço, telefone, horário de funcionamento, site, etc); agilidade nas respostas (respostas rápidas, personalizadas, saudações, mensagens de ausência); etiqueta em mensagens e clientes (facilita a categorização); além de catálogo de produtos e serviços, e a possibilidade de conectar a página do Facebook.

2 – Divulgue o número de WhatsApp da sua clínica de saúde estética

Com a novidade em mãos, é importante que o cliente conheça seu número. Destaque o contato da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.

3 – Crie uma lista de contatos

Faça um cadastro dos novos clientes de sua clínica de estética, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas. A abordagem deve mostrar os benefícios em participar. Caso o cliente não queira participar dessa rede, aceite com cordialidade, esse contato deve ser recíproco entre as partes.

4 – Construa uma relação on-line com o cliente

Use o recurso das listas de transmissão. Com elas é possível manter contato com 256 pessoas. As listas funcionam como os grupos, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual se tiverem você como contato delas, caso contrário elas não vão receber a mensagem. Aproveite e crie promoções exclusivas para os clientes da lista. Isso vai aumentar o vínculo positivo com seu público, motivando sua paciente a ter seu número cadastrado.

5 – Convide suas pacientes a fazer parte de grupos exclusivos

Crie grupos promocionais exclusivos por tempo limitado e convide suas pacientes a fazer parte; ofereça condições especiais para quem estiver no grupo. Mas cuidado, não adicione ninguém automaticamente, sempre envie um convite simpático e personalizado para cada paciente e um link para que ela decida se vai entrar ou não no grupo.

6 – Preste um bom atendimento on-line

Parece óbvio, mas é necessário investir tempo e conhecimento nas respostas aos seus clientes pelo WhatsApp. O ideal é que a pessoa que vai formular as mensagens tenha bons conhecimentos de ortografia, seja resolutiva e simpática no uso das palavras. Em muitas ocasiões, o cliente quer ser ouvido e o problema pode ser resolvido ali mesmo, durante a conversa.

7 – Não faça spam, seu número pode ser bloqueado

Por último e mais importante, nunca envie mensagens, nunca inclua pessoas em grupos ou listas sem autorização: isso não é simpático e, além de sua cliente não gostar, ela pode te bloquear e denunciar seu número fazendo com que você perca sua conta no WhatsApp.

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