Banner_Bioset
Banner Cursos
BANNER 5 ANOS 1 copiar
LANÇAMENTOS

Bioset lança aparelho para desinfecção de superfícies com luz UV-C

Pinterest LinkedIn Tumblr

Biosept Home é o primeiro equipamento portátil para uso doméstico fabricado pela empresa

 

A Bioset Indústria de Tecnologia Eletrônica acaba de lançar o Biosept Home, equipamento para desinfecção de superfícies, que chega ao mercado como um importante aliado no combate ao novo coronavírus. “Portátil e de fácil manuseio, o aparelho utiliza luz UV-C e é o primeiro produto de uso doméstico desenvolvido pela empresa” conta Julio Bucalon. diretor administrativo.

 

Conforme orientação do fabricante, a luz UV-C deve ser irradiada a uma distância de um centímetro da superfície, com movimentos lentos, por três minutos por metro quadrado. O Biosept Home é ideal para empresas como clínicas, supermercados, farmácias, lotéricas, escritórios, lojas restaurantes, escolas, indústrias, academias, além de residências.

 

Como age a luz UV-C

 

A luz UV-C age diretamente no material genético microbiano e, por isso, é eficaz contra qualquer tipo de patógeno. Ao ser absorvida pelo DNA ou RNA, a luz UV-C induz reações químicas que bloqueiam a infectividade e proliferação dos microrganismos É importante ressaltar que a luz UV-C intensa também pode causar danos à pele e aos olhos, sendo proibida a exposição direta aos seres humanos e animais.

“Sabendo que patógenos como o novo coronavírus podem se manter infecciosos por vários dias fora do corpo humano, é fundamental que o ar, superfícies e máscaras sejam descontaminados de forma eficaz para evitar a transmissão de doenças”, comenta Júlio. Segundo ele, o equipamento elimina 99,99% dos vírus, fungos e bactérias.

 

MECANISMOS DE AÇÃO DA LUZ ULTRAVIOLETA

A luz UV é caracterizada por abranger os comprimentos de onda abaixo da luz visível, isto é, varia de 400 a 200 nm e, ainda, é subdividida em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C. A radiação UV-A compreende a faixa de 400 a 320 nm, a UVB de 320 a 280 nm e a UVC de 280 a 200 nm.

Essas radiações são responsáveis por causar danos biológicos, sendo que a UV-A está diretamente relacionada com o envelhecimento da pele; a UVB, além de atuar no envelhecimento da pele, atua também no DNA, causando mutações genéticas que levam ao desenvolvimento de câncer; mas é a radiação UV-C a mais deletéria e responsável por ocasionar dano fotoquímico imediato no DNA, e, portanto, é a principal radiação que causa o efeito germicida.

O efeito germicida acontece devido à absorção da radiação UV-C pelo material genético dos microrganismos, tornando-os incapazes de se replicar e de causar doenças, mesmo estando metabolicamente vivos. Quando os microrganismos são expostos à luz UV-C, inicia-se um processo de destruição no material genético das células, o principal alvo da desinfecção por UV-C. Em síntese, o material genético é constituído pelos ácidos nucleicos DNA/RNA, que são formados por nucleotídeos. Estes, por sua vez, são constituídos por um radical fosfato, por um açúcar (pentose: ribose ou desoxirribose) e por uma base nitrogenada (purinas: adenina e guanina; pirimidinas: timina, citosina e uracila).

O processo de destruição ocorre quando a luz UV-C penetra através das células e é absorvida pelas purinas e pirimidinas no DNA/RNA, que entram em um estado mais reativo, formando dímeros de pirimidina. O principal efeito mutagênico da luz UV-C é a dimerização da timina, que corresponde à ligação de duas timinas próximas de uma mesma fita de DNA/RNA, prejudicando a estrutura do material genético. Esse rearranjo na informação genética gera uma nova configuração, que não é reconhecida pelas células, bloqueando a replicação do DNA/RNA. A consequência desse processo é a morte celular, sendo este o dano fotoquímico mais frequente que interfere na capacidade de replicação dos microrganismos após o contato com a luz UV-C.

O Biosept Home pode ser usado em mesas e bancadas, macas e camas, poupas íntimas, utensílios de cozinha, sapatos e tênis, ralos e pisos, celulares, computadores, tapetes e carpetes, azulejos, travesseiros, cadeiras, embalagens de alimentos, máscaras, pincéis para maquiagem, automóveis e carrinhos de bebê.

O aparelho pode ser adquirido no próprio site da Bioset (www.bioset.com.br), custa R$ 785  (o frete é pago à parte) e pago com cartão de crédito em até 18 vezes.

Write A Comment