Aplicação de injetáveis por farmacêuticos está regulamentada

Os profissionais da área de Farmácia estão agora com respaldo legal para prescrever e administrar produtos injetáveis. A nova normativa, aprovada no dia 19 de dezembro de 2023, por 27 conselheiros federais do Pleno, no Conselho Federal de Farmácia (CFF), beneficiará os profissionais que atuam nestas diferentes áreas como tricologia e saúde estética

Historicamente, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) em suas resoluções n° 572/2013 e 573/2013 definiu, respectivamente, que o farmacêutico pode exercer suas funções na saúde estética e que pode atuar em mais de 70 áreas diferentes. E na resolução CFF n. 645/2017 se estabeleceu que o farmacêutico é capacitado para exercer a saúde estética desde que tenha conclusão de curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) na área de estética.

Segundo declaração pública recente de Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), há espaço para todas as profissões quando se trata de procedimentos não invasivos e que “está mais que na hora de as entidades médicas entenderem e aceitarem que as profissões da saúde podem caminhar e atuar de mãos dadas, em prol da sociedade e do bem-estar da população brasileira”.

Número de farmacêuticos na Estética 

Em 2023, a atuação do farmacêutico na estética completa 10 anos e  entre 2014 e 2019 o número de profissionais atuantes no segmento de Estética passou de 72 mil para mais de 480 mil no mesmo período.* 

Desde então, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), tem orientado os farmacêuticos que desejam atuar na área de Estética ou que têm interesse em iniciar neste segmento. Por meio do Grupo Técnico de Farmácia Estética, o CFF elaborou o Guia Orientativo sobre Saúde Estética, que abrange toda a  legislação sobre a atividade, além de dicas aos profissionais.

Com a nova resolução, os farmacêuticos ganham ainda mais segurança para atuarem com injetáveis. 

*Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Com informações:

https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/16/11/2023/mais-uma-vitoria-do-cff-na-saude-estetica
<Acesso em 28/12>

https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/13/12/2022/farmaceutico-na-estetica-cff-elabora-guia-para-profissionais-que-ja-atuam-ou-tem-interesse-na-area#:~:text=Os%20dados%20mostram%20que%20entre,n%C2%BA%20616%20e%20n%C2%BA%20645).

<Acesso em 28/12>

https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/20/12/2023/cff-regulamenta-a-prescricao-e-administracao-de-produtos-injetaveis-por-farmaceuticos

<Acesso em 28/12>

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga-nos:

Populares

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.