• Levantamento, realizado com integrantes de todas as regiões do país, aponta que os cuidados mais comuns para o rosto são o uso de proteção solar (48%), hidratação (37%) e limpeza facial (28%) 
  • 73% dos entrevistados afirmam ter intensificado os cuidados nos últimos anos. Para 2025, 84% pretendem fazer algum tratamento de pele. Entre os que já realizaram, 97% querem fazer novamente 
  • 45% dos entrevistados já fizeram tratamento com equipamentos tecnológicos, com destaque para Ultraformer e Lavieen 
  • 68% dos que afirmam ter cuidados diários com a pele são mulheres e 41%, homens. Os jovens entre 21 e 29 anos são os mais engajados, com 67%​ 
  • 42% das mulheres investem entre R$ 500 e R$ 2000 por ano, enquanto a mesma faixa de investimento é feita por 32% dos homens 

Hábitos de cuidado com a pele: brasileiros intensificam rotina pós-pandemia

O autocuidado nunca esteve tão em alta. Uma pesquisa inédita revela que 57% dos brasileiros das classes A, B e C mantêm o hábito de cuidar da pele todos os dias. Quando o recorte é por gênero, as mulheres lideram a prática. 68% delas afirmam incluir esse cuidado na rotina, enquanto entre os homens o percentual é de 41%. 

A pesquisa também destaca o perfil de quem mais investe tempo na pele. Os jovens entre 21 e 29 anos aparecem no topo, com 67% dedicados a esse cuidado diário. Na sequência, estão as pessoas de 30 a 42 anos (61%), seguidas pelo público acima dos 60 anos (52%) e, por fim, aqueles com idades entre 43 e 59 anos (51%). 

As preocupações variam conforme a idade. Entre os mais jovens, a acne ainda é a principal queixa, mencionada por 51% dos entrevistados. Já para quem está na faixa dos 30 aos 42 anos, a oleosidade da pele incomoda mais (45%). A partir dos 43 anos, os incômodos se voltam para manchas (44%) e rugas (49%). 

No dia a dia, os cuidados mais frequentes são a proteção solar (48%), hidratação (37%) e limpeza facial (28%). Séruns (16%), tônicos (10%), ácidos (5%), máscaras (3%) e esfoliantes (2%) também aparecem na lista, mostrando que a rotina de beleza dos brasileiros está cada vez mais completa e personalizada. 

O estudo inédito foi encomendado pelo Grupo MedSystems, ecossistema de soluções tecnológicas em medicina estética, e realizado pela Opinion Box.  Foram entrevistadas 1.056 pessoas, de todas as regiões do país, com idade superior a 21 anos. O objetivo é entender os hábitos e mudanças no comportamento de cuidados com a pele dos brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.   

De acordo com os dados, 73% dos entrevistados afirmam estarem se cuidando mais nos últimos anos. Além disso, 70% têm a percepção de que as pessoas ao seu redor também estão mais atentas à pele. “Depois da pandemia, muitos brasileiros passaram a olhar para o autocuidado de forma mais ampla, e isso inclui a saúde da pele. A busca por procedimentos dermatológicos cresceu porque as pessoas entenderam que tratar da pele é também cuidar da autoestima e do bem-estar”, explica Andressa Mundim, CMO no Grupo MedSystems. 

Procedimentos estéticos em alta: 84% pretendem se tratar em 2025

A pesquisa também aponta um forte interesse dos brasileiros por procedimentos estéticos. 84% dos entrevistados demonstraram vontade de realizar algum tratamento nos próximos meses. Entre aqueles que já passaram por experiências do tipo, a satisfação é alta, 97% pretendem repetir a dose. Dentro desse grupo, 50% planejam apostar novamente em tecnologias e 36% desejam investir em procedimentos injetáveis. 

Cerca de 45% dos participantes já realizaram algum tratamento estético com uso de tecnologias. Os equipamentos mais conhecidos e utilizados são o Ultraformer (28%) — ultrassom micro e macrofocado indicado para combater a flacidez e estimular a produção de colágeno — e o Lavieen (24%), laser fracionado que ajuda a uniformizar o tom e melhorar a textura da pele. 

Já no grupo dos injetáveis, utilizado por 26% dos respondentes da pesquisa, os campeões de preferência são a toxina botulínica (botox), citada por 23% dos participantes, seguida pelos tratamentos com ácido hialurônico (15%) e os preenchimentos com o mesmo ativo (11%). 

Quanto os brasileiros investem em cuidados com o rosto e corpo

O levantamento também investigou o quanto os brasileiros estão dispostos a investir em cuidados com a pele. No caso do rosto, 33% afirmam gastar até R$ 500 por ano, enquanto 38% desembolsam entre R$ 500 e R$ 2 mil. Já entre aqueles que fizeram tratamentos com injetáveis, metade declarou gastar acima de R$ 2 mil, valor também citado por 45% dos que optaram por tecnologias. 

Nos cuidados com a pele do corpo, a divisão é semelhante. 36% investem até R$ 500 e 37% entre R$ 500 e R$ 2 mil. Entre os que realizaram tratamentos corporais com tecnologias, 34% disseram gastar mais de R$ 2 mil — percentual que cai para 21% entre os que não utilizam esse tipo de recurso. 

“O crescente interesse por essas soluções demonstra um cenário promissor para o setor em 2025, com um público cada vez mais atento à eficácia, segurança e resultados dos procedimentos disponíveis”, afirma Andressa Mundim, CMO no Grupo MedSystems.

Confiança no profissional e aspecto natural são prioridades

Na hora de escolher um tratamento para a pele, o fator mais determinante para os brasileiros é a reputação do profissional. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados apontaram a escolha de um médico reconhecido pelo mercado como o principal critério na decisão. Na sequência, aparecem a utilização de equipamentos consolidados no setor (15%), indicação médica (12%) e o preço do tratamento (11%). Outros fatores levados em consideração são a qualificação de profissionais de estética (9%) e as tecnologias empregadas (4%). 

Confiança no profissional é fator decisivo

O levantamento também identificou onde as pessoas buscam informações sobre cuidados e tratamentos para a pele. Os dermatologistas lideram como fonte de referência, mencionados por 75% dos respondentes. Em seguida, vêm as recomendações de amigos e familiares (49%). Esteticistas e redes sociais dividem a terceira posição, com 48% cada, evidenciando a força do boca a boca e do ambiente digital. Sites de instituições médicas e clínicas foram citados por 44% dos participantes, enquanto influenciadores digitais aparecem com 35%. Consultorias especializadas em skincare completam a lista com 31%. Vale destacar que 11% dos entrevistados disseram não buscar informações sobre o tema. 

O estudo revela ainda que, diante de problemas na pele, a preferência da maioria é recorrer a consultórios médicos. 76% dos entrevistados afirmaram buscar atendimento especializado, reforçando a importância de profissionais qualificados e de tecnologias seguras e reconhecidas. 

Quando o assunto são os desejos e preocupações em relação aos procedimentos estéticos, 87% valorizam tratamentos que proporcionem um aspecto natural e 86% priorizam a escolha de profissionais de confiança. Apesar disso, boa parte dos entrevistados ainda enfrenta inseguranças. 62% demonstram receio de não alcançar os resultados esperados, enquanto 44% apontam o alto custo de tratamentos e produtos como um obstáculo. Além disso, 40% reconhecem a dificuldade de manter uma rotina de cuidados regulares. 

“A confiança no profissional e a oferta de resultados naturais são fatores decisivos para os consumidores. Isso reforça a importância de aliar tecnologias avançadas e de qualidade a um atendimento médico especializado e transparente”, destaca Andressa Mundim.

Gerações e suas preocupações com a pele: de acne a rugas

As gerações apresentam diferentes prioridades quando o assunto é cuidado com a pele: 

●        Geração Z (21-29 anos): maior preocupação com acne; 

●        Millennials (30-42 anos): foco em oleosidade; 

●        Geração X (43-59 anos) e Baby Boomers (60+): principais incômodos são rugas (49%) e manchas (44%). 

Sobre o Grupo Medsystems

O Grupo MedSystems (Holding JL Health) é um ecossistema líder em inovação no setor de beleza e bem-estar, que promove o empreendedorismo e a prosperidade na América Latina. Formada pelas empresas MedSystems, BeautySystems, Advance Vision, Aeskins, Vydence Medical, Botoclinic, MedSystems Academy, Beauty Academy e Med Banking, a instituição oferece soluções tecnológicas inovadoras para transformar a vida de pacientes, médicos, profissionais de estética e redes, impulsionando seu crescimento e realização pessoal. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, o Grupo Medsystems conta com mais de 40 equipamentos e produtos tecnológicos de ponta, como a linha Ultraformer, BB Laser Lavieen e Quanta System. O compromisso do Grupo Medsystems é fornecer soluções que geram prosperidade e transformam vidas, consolidando-se como um parceiro essencial para o sucesso e crescimento contínuo de seus clientes, parceiros e colaboradores.

Share.

Newsletter

Cadastre-se para receber gratuitamente os melhores conteúdos sobre o mercado de Saúde Estética.

Exit mobile version