Banner_Bioset
Banner Cursos
BANNER 5 ANOS 1 copiar
CIÊNCIA

Pesquisadora da Unicamp usa Instagram e podcast para divulgar a cosmetologia

Pinterest LinkedIn Tumblr

 

Assuntos relacionados ao universo da ciência dermatocosmética estão mais acessíveis aos profissionais da área da estética e aos interessados, de um modo geral, graças à iniciativa da professora doutora Gislaine Ricci Leonardi, coordenadora do Centro de Especialidades em Ciências Cosmética e Dermatológica (CeCD) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Com o apoio do seu grupo de pesquisadores, ela decidiu compartilhar os conteúdos relacionados ao tema num perfil aberto na rede social Instagram (@pesquisacosmetica.cecd), além de abordar o tema em episódios veiculados em podcast.

“A ideia do perfil no Instagram surgiu no início da pandemia do novo coronavírus, quando as aulas presenciais precisaram ser interrompidas. Busquei formas diferentes de levar os conteúdos aos estudantes. Depois de discutir com meu grupo de pesquisa, achei que o Instagram seria um canal apropriado”, conta a professora.

Os primeiros posts foram feitos em 17 de março passado e destacam o tema ‘álcool em gel’, quando o produto esteve em pauta por sua ação efetiva na eliminação do novo vírus e súbita falta de oferta no mercado..Uma das postagens iniciais também apresenta a missão do grupo de pesquisas do CeCD: “Ajudar na evolução da ciência cosmética e, consequentemente, ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e felizes”.

De forma didática e clara, o perfil leva aos seguidores desde conceitos básicos da cosmetologia, passando por dicas diversas até a indicação de artigos científicos publicados.  E uma boa sugestão para quem quer estar por dentro do assunto, sem necessariamente ser um profissional da área.

 

PODCAST

Em franco crescimento no Brasil, o podcast (arquivo digital de áudio transmitido pela internet) também se transformou numa ferramenta de disseminação de conteúdos para a professora Gislaine.

No dia 4 de maio passado, a pesquisadora colocou no ar o primeiro episódio “Definições Importantes para Cosmetologia”, com 2’22” de duração, pela plataforma Anchor. O programa leva o nome da pesquisadora (Gislaine Ricci Leonardi) e já tem mais 3 episódios postados: Cosméticos Hidratantes (4’), Vitamina A – retinol (2’45”) e Ácido Glicólico (2’44”). O conteúdo pode ser conferido também em outras plataformas como Google Podcasts, Spotfy, Breaker, PocketCasts, RadioPublic e Copy RSS.

Você conferir clicando no link. https://anchor.fm/gislaine-ricci-leonardi/episodes/Definies-importantes-para-Cosmetologia-edk48f

 

INTERESSE E INFORMAÇÃO

Ao justificar sua iniciativa na divulgação de informações relacionbadas à cosmetologia, a professora Gislaine enfatiza que há um interesse crescente dos profissionais da estética e do mercado em geral pelos cosméticos voltados aos cuidados com a pele, sobretudo os produtos que previnem as marcas surgidas com o envelhecimento cutâneo, que ajudam no envelhecimento com qualidade. “No nosso grupo de pesquisa temos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Alguns estudam o desenvolvimento de novas formulações para a pele, outros estudam a eficácia destas formulações. Trabalhamos tanto com formulações cosméticas (que possuem o intuito de prevenir/cuidar), quanto com formulações dermatológicas (para tratamento)”, explica.

A pesquisadora comenta que vários estudos são necessários para garantir a estabilidade, segurança e eficácia dos produtos. “A ciência que estuda a aplicação e os efeitos dos cosméticos é muito importante tanto para a medicina dermatológica quanto para a área estética. Atualmente, é possível obter produtos cosméticos com resultados altamente satisfatórios e perceptíveis na prevenção do envelhecimento cutâneo, graças ao avanço das pesquisas. A partir dos estudos realizados na área das ciências farmacêuticas, descobriram-se diversas tecnologias disponíveis para aumentar a ação dos produtos cosméticos, tais como a nanotecnologia, biotecnologia, entre outras”, completa.

A professora Gislaine Ricci Leonardi é graduada em farmácia, tem mestrado em fármaco medicamento e doutorado em ciências farmacêuticas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto. É autora de livros e capítulos de livros e líder do Grupo de Pesquisa CeCD (instagram: @pesquisacosmetica.cecd), na Unicamp.

 

 

Write A Comment