Banner_Bioset
Banner Cursos
BANNER 5 ANOS 1 copiar
CIÊNCIA

Gestante ansiosa: conheça técnica de massofilaxia gestacional

Pinterest LinkedIn Tumblr

Procedimentos e meios que melhorem a qualidade de vida no período gestacional têm tido cada vez mais destaque no campo da estética e da saúde.  É o caso da massofilaxia, técnica de massagem que alivia estresse e ainda promove o cuidado estético da gestante. 

“A massofilaxia atua no relaxamento, alívio de dores, na melhora da mobilidade da gestante. [A técnica] alivia tensão nas articulações e sintomas de estresse e ansiedade”, explica a professora e empresária Cicelina Campos.

A professora e empresária Cicelina Campos utiliza método de massagem específicas para gestante que promove bem-estar e relaxamento

Também chamada de massoterapia, a técnica ameniza um dos incômodos mais comuns na gravidez: o inchaço causado pelo aumento de retenção de líquido. Segundo Cicelina, o diferencial do procedimento é que, ao melhorar a circulação, ele também gera relaxamento, melhorando o impacto emocional da gestação na mãe.

Reduzir a pressão física e emocional

De acordo com estudo do Instituto de Psiquiatria e Neurociência, do King’s College London,  as emoções durante a gravidez podem fazer com que as crianças nasçam mais suscetíveis ao estresse. Nesse contexto, reduzir a pressão física e emocional sobre as mães é essencial para saúde da gestante e do filho.

A professora afirma que pesquisas que fazem o uso das terapias manuais estão em alta, incluindo técnicas para auxiliar no tratamento de doenças. “Hoje existem muitos estudos e especializações que visam as terapias manuais e que têm se tornado grandes aliados nos tratamentos das doenças do século, como estresse, depressão, ansiedade”, explica a profissional.

De acordo com a professora, a massofilaxia para gestantes é diferente da drenagem linfática, pois traz benefícios que vão além da mobilização de líquidos

Técnica e restrições

A retenção de líquidos no período gestacional é muito comum, o volume dos fluidos nesta fase tem um aumento entre 25% e 35%.  A massofilaxia age por meio de um conjunto de manobras e manipulações que trazem efeitos sobre os tecidos subcutâneo, muscular, vascular e também nos sistemas nervoso e respiratório.

A professora Cicelina explica que a massofilaxia reúne vários outros estudos, o que permite a aplicação do procedimento em grande parte da população. Outro diferencial do método é que ele quase não possui contraindicações. O procedimento só não é recomendado em casos em que há dermatite no local, descontinuidade da pele (lesão), trombose ou ainda alguma restrição médica específica.

A prática não possui um limite de sessões, pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. O tratamento só deve ser realizado por profissionais capacitados para realizar terapias manuais, como os fisioterapeutas, esteticistas e massoterapeutas.

Estética na gestação

Além dos benefícios para o corpo e a mente, a massoterapia também contribui para o cuidado estético da gestante. Cicelina conta que a técnica pode reduzir a evolução da celulite, amenizar os riscos de estrias e melhora da postura por aliviar as tensões musculares.

Também traz diminuição de edema e melhora do contorno corporal, além de amenizar os riscos de surgimento das varizes.

Evidencias científicas

As evidências para apoiar o uso da massofilaxia em gestantes têm aumentado nos últimos 30 anos. A massagem demonstrou ser valiosa para mulheres grávidas com ansiedade, depressão, dor nas pernas e nas costas, e mostrou benefício significativo na percepção da dor durante o trabalho de parto, segundo pesquisas científicas.

Gostou do tema? Clique abaixo e leia outros artigos científicos sobre o tema indicados pela pesquisadora Cicelina Campos .

Write A Comment